quarta-feira, 22 de abril de 2015

D7N3 - O Jogo da Epidemia

Resolução de uma situação problema sobre saúde pública por meio de uma partida de Roleplaying Game

Em 2015, um vírus da família Flaviviridae, o DENV, causador da dengue que até então possuía somente 4 sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 contaminou metade do planeta. Imunologistas criaram em laboratório uma vacina para o vírus que batizaram como D7N3. Em 2 anos a vacina foi produzida em massa e a maioria da população mundial foi imunizada. No dia 7 de março de 2018 foi detectada o primeiro vírus que se combinou com a vacina e descoberto que seus vetores estavam sendo os pombos, mas já era tarde demais.   



O Roleplaying Game como forma de ensino já vem sendo utilizado em vários componentes curriculares e em diversas modalidades Brasil afora desde a publicação da primeira tese de doutorado sobre o assunto no país  por Sônia Rodrigues em 1997.  Existem publicações que demonstram experiências exitosas com o uso do jogo ou com alguns dos elementos que o compõe que tem estimulado principalmente a leitura e a escrita dos alunos.  Atualmente existem trabalhos sobre o uso desta ferramenta no ensino da arte, das ciências, da filosofia, da geografia, da história, da física, da informática, do inglês, da língua portuguesa, da literatura, da matemática, da psicologia, da química e da sociologia.






Em meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)  submetido à Comissão Examinadora designada pelo Curso de Graduação em 22/07/2013 como requisito para obtenção do grau de Pedagogia na UNESP realizei a pesquisa intitulada “ O potencial do Roleplaying Game na aprendizagem na perspectiva de jogadores da Região Noroeste Paulista. Fiz um levantamento bibliográfico complementado por uma pesquisa de campo, aplicada por meio de um questionário, para jogadores experientes que tiveram esse hobby durante um e até vinte anos. Os resultados encontrados sugerem que o jogo melhorou o desempenho de seus praticantes no estudo e na vida pessoal e que pode ter alguns de seus elementos usados no processo de ensino e aprendizagem em todos os níveis de educação. 






Em sua realidade pós-apocalíptica hipotética, D7N3 – O Jogo da Epidemia desafia os estudantes a sobreviver em um planeta onde 90% da população mundial morreu ou transformou-se em morto-vivo por causa do vírus. Além disso, dos 70 milhões de sobreviventes: 35 milhões se encontram nas Américas: 4 milhões na do Norte, 1 milhão na Central e 30 milhões do Sul. Destes, a grande maioria se encontra no brasil (20 milhões). Para piorar, cerca de metade dos sobreviventes são portadores do vírus da AIDS e imunes ao vírus que exterminou a maioria dos seres humanos. Toda a realidade proposta foi construída seguindo as sugestões dos alunos baseada nos conteúdos trabalhados em sala de aula, livros notícias, jogos, filmes e seriados sobre essa temática.




No jogo, uma das plantas que contém o princípio ativo da cura é a Lilium pyrenaicum, conhecida como flor de lis. Mas, uma das alunas joga com uma personagem que é uma jornalista e convenceu grande parte dos sobreviventes que esta planta não cura e que a cura está na verdade na planta carnívora

Fonte: http://media.eol.org/content/2012/01/27/03/77749_orig.jpg



25 comentários:

  1. Acho que esse jogo D7n3 é uma ótima forma de aprendizagem, por que na minha opinião você jogando e aprendendo você entende melhor sobre essas doenças como: epidemia, endemia e pandemia. E isso nos faz interagir com amigos, tendo um ótimo aprendizado, e com isso nos faz saber muito sobre essas doenças que podem matar

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  3. Com o desenvolver do jogo D7N3 podemos ver que é um jogo realmente bem elaborado para um simples MMO, mostrando nos um mundo pós-apocalíptico em que o mundo onde vivemos que é destruído por uma doença da família dos flaviviridade,o vírus DENV.
    Com o passar do desenvolvimento do mesmo aprendemos algumas formas de como acontecem epidemias, pandemias, etc, vendo como seria feito um possível controle de doenças e como possivelmente poderia deixar o mundo.

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  4. Desenvolvido pelo professor Juliano Gonçales, o jogo D7N3 tem a competência de ensinar aos alunos todo o processo de epidemias, pandemias e endemias, desde o surgimento do vírus ate a criação da vacina. Se o aluno souber aproveitar e prestar atenção nas partidas ele poderá adquirir conhecimentos variados, por exemplo, todo o trabalho de descoberta do vírus e da formulação da vacina, como as pessoas mentem sobre a cura, entre outras coisas. Achei muito interessante o uso do jogo na sala de aula, pois é uma maneira muito mais interessante de aprender e que chama mais atenção do aluno, dando-o então mais conhecimento sobre o assunto.

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  5. O jogo tem como intuito, mostrar pra nós alunos, como é um sociedade com uma epidemia, com doenças que não conhecemos, estamos aprendendo muito, tendo mais experiência com nossos personagens, mais com um conhecimento geral, é um jogo interessante, de eficiência e precisa de empenho para que possa entender, os núcleos são bem divididos, com a inteçao de um vencer o outro, tenho muitas expectativas de aprendizagem ate o final do jogo.

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  6. O jogo D7N3 é super bem elaborado, mostrando o caos em um mundo pós-apocalíptico que foi destruído por um vírus, que leva o nome do jogo D7N3. Com esse jogo é possível aprender como e onde as vacinas são produzidas, ter noção dos estragos causados pelas epidemias e grandes “massacres”, o que as pessoas são capazes de fazer para salvar e proteger a própria vida e a vida dos que são mais próximos, dos ricos que ajudam a pagar pelo serviço de descoberta de cura e prevenção.

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  8. Através do jogo, consegui ter uma boa idéia de como funciona quando se descobre uma nova doença e tem pouco tempo para encontrar a cura ou vacina. Fica mais fácil também, pois da uma boa idéia de como são utilizadas as cobaias humanas, como funciona a doença. É uma maneira mais divertida e fácil de aprender a matéria e envolve trabalho em grupo o que torna mais interessante.

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  9. Após assistirmos o filme "Contagio", o professor Juliano nos apresentou o Role-play game, que é um jogo que todas as suas ações tem sucesso definido pelos dados.
    O jogo dentro da sala de aula foi um grande ideia, pois ajuda a entender o assunto abordado,o jogo me ajudou muito, pois estava com dificuldades na aula, alem de tudo o jogo é uma diversão dentro de sala que influencia os alunos a estudarem!

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  10. O jogo D7N3 foi criado com a intenção de fazer com que nós,estudantes,nos aprofundasse sobre o assunto endemia,epidemia e pandemia,que são diferentes tipos de contaminação em determinado lugar. Nos influenciou a descobrir a cura para a doença,enfrentando vários obstáculos e dificuldades que cada vez mais nos “desanimava”.
    Tendo mais conhecimento sobre o assunto,ficou mais fácil para jogar e entender o quanto é importante o uso de vacinas,que elas evitam doenças graves,que podem causar esse tipo de transtorno para a sociedade

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  11. Esse jogo me fez ter ampla visão do movimento das doenças e meio de transmissão delas , ele me mostrou que através de um jogo podemos aprender e ampliar os nossos conhecimentos, mostrou como uma sociedade em plena pandemia supostamente reagiria , o D7N3 mostrou que existem pessoas que são resistentes a alguns vírus , e que existem vários tipos de profissões que lutam contra as doenças e grupos sociais que discutem sobre, mostrou vários meios de sobreviver a esses tipos de doença e como combate-las.

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  13. O jogo deixa claro como a pandemia afeta a população em geral,e que o desenvolvimento de uma cura ou vacina é essencial para os seres humanos.O descobrimento da cura exige o envolvimento de diferentes e variados núcleos,envolvendo todos da sala,deixando a aula mais produtiva e comunicativa.
    a doença D7N3 foi uma doença criada pelos alunos e professor tornando mais fácil a interação dos alunos.

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  15. O trabalho proposto através do professor de Biologia trouxe muitos conhecimentos, além de proporcionarmos uma aula mais dinâmica e divertida. Desenvolve nossas habilidades através dos trabalhos em grupo. O jogo em si proporciona muito conhecimentos e trabalho muito com a unidade que estamos estudando além de profundar as pesquisas através do vírus que tem que ser combatido no jogo. Seria muito legal poder trabalho com mais atividades desse tipo.

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  16. com o jogo consegui aprender e compreender mais sobre epidemias.esse jogo nos mostra como uma sociedade consegue sobreviver depois de uma doença que afetou quase método de planeta,através de pesquisas por plantas que tem a cura ou deixa você imune da doença, mostra também que a mídia nos influencia bastante. essa forma de estudar e bem intereçante pois além de ser uma forma divertidas ela faz que os alunos trabalhem em grupo para ajudarem o seu núcleo não ficar atrás dos outros

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  17. O jogo epidemia game proposto pelo professor de biologia Juliano Gonçales enfatiza os alunos a ter uma noção de como diferentes culturas, povos e grupos sociais reagem diante de uma epidemia , alem disto também nos mostra como o governo reage a essas situação , os meios para desenvolver uma cura e as ações tomadas pelos militares. por fim, o RPG é uma ótima maneira de desenvolver de de forma divertida e descontraída conhecimentos de um assunto tao complexo.

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  18. Eu curti bastante esse jogo pelo fato de ser uma maneira de se aprender melhor que as outras. Além do mais faz a todos interagir com seus companheiros de grupo tendo uma noção maior das doenças que podem levar a morte, também ajuda todos a saber mais sobre as curas que podem ser manifestadas contras determinadas doenças para contribuir com a nossa prevenção e claro que é um método mais divertidos que ajuda a compreender melhor o temo abordado.

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  19. O jogo D7N3 foi uma ótima forma de aprofundar o assunto sobre epidemias e endemias, citado no livro didático.
    Com ele nós podemos aprender e nos divertir ao mesmo tempo, fazendo com que a matéria se torne mais interessante.
    O jogo foi um aliado nos estudos, pois com ele nós conseguimos vivenciar uma doença na qual podíamos achar a cura e escolhermos nossos papeis.

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  20. O uso do jogo denominado D7N3, foi de grande proveito, pois aprendemos sobre determinadas doenças que foram de grandes epidemias e endemias.
    Foi bom, pois conseguimos assimilar o estudo com a diversão, nós conseguimos aprender sobre os temas abordados criando uma história na qual fosse de nosso interesse.
    Nos proporcionou um melhor desempenho nas atividades do material.

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  21. O jogo D7N3, foi bem elaborado pelo professor de biologia, fez trazer mais entendimento para os alunos sobre epidemias, endemias, pandemias e grandes doenças causadas por todo país, como a AIDS. Reunido em grupos diferentes, cada um teve o seu papel de elaborar estratégias para procurar cura de doenças e vacinas para salvar a humanidade.
    Esse jogo nos proporcionou um desempenho muito grande e um entendimento maior, criando histórias e se envolvendo através de diversão, criando cada vez mais estratégias para compreender aquilo que o D7N7 nos proporciona.

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  22. O jogo D7N3 é uma ótima forma de aprendizagem, por que na minha opinião você jogando você aprende e entende melhor sobre essas doenças, isso mostra como nos reagiriamos a situacoes como esta que o professor esta simulando, e no meu ponto de vista estamos reagino bem,agente aprende como é feita uma vacina para a população, como os pesquisadores faz para imunizar a populacao , e as diferentes formas de se conseguir uma vacina.

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  23. Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo.O RPG tem seu uso amplamente incentivado pelo Ministério da Educação (MEC) como método de ensino. É usado para aguçar a cooperação mútua e o raciocínio lógico dos estudantes.
    No jogo, meu personagem é um Economista que rouba um bilionário e se desloca para uma outra parte do mundo que se junta com outros mutantes e outros infectados, que resolve destruir as plantações que há a flor de Lís.
    O jogo está muito interativo e educacional, pois desenvolve atividades em grupo e aborda doenças, que precisaremos durante o jogo, com AIDS, Dengue e etc.

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  24. O jogo D7N3 proposto pelo professor de Biologia, é uma otima forma de aprendizagem pois nós alunos aprofundamos nossos conhecimentos sobre varias doenças que foram epidemias, endemias e pandemias, pesquisamos mais pelo fato de ser atividade diferente e ajudou um pouco mais de nossos conhecimentos com mapas . Está forma de aprendizagem é diferente porem muito interessante e desperta muito interesse em nós estudantes .

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  25. esse jogo demonstro uma visão mais drástica sobre vírus,doenças e epidemias, mostrando vários meio de combater e sobreviver achando estrategias para resolver essa situação , o joga mostra alguns conjuntos de profissão que ajuda a solucionar os problemas , a doença D7N3 foi uma doença criada pelos alunos e professor tornando mais de forma mais fácil de interação dos aluno.

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