domingo, 14 de setembro de 2014

Semáforo da Sexualidade

A Secretaria de Estado da Educação articulada com a Coordenadoria de Ensino do Interior e com a Diretoria de Ensino de Araçatuba criou instrumentos para monitoramento do Projeto Vale Sonhar 2014 que integra o currículo de Biologia e tem como objetivo diminuir os índices de gravidez na adolescência pois este já está se tornando um problema de saúde pública. Nesse contexto, foi percebido que havia a necessidade de se criar alguma estratégia motivadora para ensinar essa temática de uma forma que eles ficassem à vontade para esclarecer dúvidas sem receio de serem “apontados” pelos colegas.



Considerando a realidade na qual os alunos estavam inseridos esse projeto teve o objetivo de transmitir informações aos discentes para que eles pudessem analisar as formas de transmissão, prevenção e problemas biopsicossociais das DSTs e dar valor ao sexo seguro e a gravidez planejada, reconhecendo a utilização de métodos contraceptivos.





A metodologia utilizada contou com filmes, documentários, slides, torsos humanos do sistema reprodutor masculino e feminino, aplicativos para celular e softwares para computador  sendo finalizada com uma dinâmica intitulada SEMÁFORO DA SEXUALIDADE. O trabalho culminou em um almanaque virtual construído coletivamente pelos alunos no Google Drive e impresso em forma de revista que passou a fazer parte do acervo da biblioteca da escola.




O trabalho culminou em um almanaque virtual construído coletivamente pelos alunos no Google Drive e impresso em forma de revista que passou a fazer parte do acervo da biblioteca da escola. Além disso, foram realizadas  duas atividades avaliativas envolvendo atividade em grupo e uma resolução de questões com alternativas (sendo essa última com várias questões do SARESP, da Prova Brasil e do ENEM).


Os alunos agiram em grupo e resolveram as questões de acordo com as orientações dadas previamente e após a correção do professor e tabulação dos critérios de atribuição de notas, foi dada a devolutiva aos alunos e feita retomada do conteúdo. As notas nas atividades avaliativas tiveram uma média de 8,8 em um intervalo de 0 a 10.



Com esse projeto foi aprendido que é possível trabalhar qualquer tema, mesmo que polêmico ou constrangedor de maneira motivadora e diferenciada. Além disso, foi possível estimular os alunos a discutir sobre a importância do uso de preservativos na prevenção de doenças e de uma gravidez precoce excluindo da discussão aspectos morais que às vezes impedem que tabus sejam esclarecidos.






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