domingo, 27 de julho de 2014

Feliz Aniversário

Feliz Aniversário

Que você tenha muita saúde para conquistar todo o resto. Felicidades.


Ao observar um brigadeiro de aniversário e estar vivenciando esse período eleitoral me lembrei que esse iguaria é brasileira e foi  criada em 1945 na campanha do então brigadeiro Eduardo Gomes como estratégia de atrair os eleitores pelo estômago, mas não foi muito eficaz pois ele perdeu a eleição presidencial para Eurico Gaspar Dutra. Também lembrei que o costume de comemorar o dia do aniversário é histórico e começou no antigo Egito, mas naquele tempo essa celebração era exclusivamente para faraós e deuses adorados naquela região e época (acerca de 3000 anos), ou seja, ela não se estendia às pessoas comuns. Com o tempo, esse hábito passou para os gregos, romanos e finalmente a todas as nações que adotaram o cristianismo como religião e celebram o nascimento de Cristo até hoje. Além disso o jeito de comemorar os aniversários foi se modificando e em 1875, nos Estados Unidos foi criada a primeira versão do “parabéns a você” que foi aperfeiçoada em 1924 e recebeu sua versão brasileira em 1942 em um concurso de rádio no Rio de Janeiro. Com os cartões de aniversário foi mais ou menos a mesma coisa, pois depois de ser criado pelos ingleses há quase cem anos ele acabou sendo adotado no mundo todo.
Atualmente é a internet e as redes sociais que se encarregam de deixar essa parte da cultura mais moderna e eu acho muito legal a ferramenta do Facebook que mostra os amigos que estão fazendo aniversário naquele dia. Isso porque com ela é possível comparar aqueles que fazem sopram velinhas na mesma data. Nessas comparações e análises que já faço há algum tempinho tenho percebido, pelo menos entre meus amigos, que os que nasceram no mesmo dia e mês têm muita, mas muita coisa em comum: a personalidade, o gênio, as convicções e até o humor. Por causa dessa ferramenta eu acabei adquirindo o hábito de felicitar os aniversariantes com tudo aquilo que eu acredito que um ser humano precise para alcançar todos os seus objetivos que é a saúde. Com ela podemos de maneira autônoma e independente correr atrás dos nossos objetivos, sonhos, crenças e sem ela, não. Por isso, eu quase sempre parabenizo os amigos de redes sociais do mesmo jeito “Que você tenha muita saúde para conquistar todo o resto. Felicidades."
Este costume me proporcionou um dos momentos mais engraçados da minha carreira até hoje: em certa ocasião uma aluna me provocou um ataque de risos no meio de uma explicação quando, de maneira inesperada, espontânea e em uma sala lotada ela me parabenizou com a minha própria frase clichê e daí a sala “veio abaixo”. Os alunos só riam e gargalhavam e deram mais uma prova que o assunto “aniversário” é um daqueles que envolve todo mundo porque é algo inerente a qualquer indivíduo e vai se estender ainda por muito tempo e acompanhar a evolução da sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário