sábado, 27 de outubro de 2012

Assistir Ficção Científica



                    O PROJETO ASSISTIR FICÇÃO CIENTÍFICA tem o objetivo de conscientizar os alunos do impacto da ciência, tanto verdadeira quanto imaginada sobre a sociedade e aproximá-los do conhecimento científico estudado em sala ampliando suas experiências. Abaixo estão os links para acesso direto a 5 dos 20 filmes que compõe o projeto que foi desenvolvido ao longo do Ensino Fundamental de duas turmas do Centro Educacional SESI 281 de Araçatuba, SP entre 2009 e 2012. Ele foi apresentado no SABER EM AÇÃO 2012: uma capacitação de educadores do SESI-SP, no Polo de Birigui-SP que aconteceu entre 2 e 6 de julho.
                  O autor do projeto, Juliano Gonçales, ressaltou em seu relato de experiência que após a exibição dos filmes foram utilizados diversos instrumentos para avaliar o aprendizado, com destaque para algumas TIC’s e ferramentas de compartilhamento de arquivos no Google Docs como listas e quadros de discussão. Também foi realizada a postagem das opiniões dos alunos em várias redes sociaisfóruns, blogs, flogs e em sites pertinentes a cada conteúdo. Além disso, foi usado o Laboratório de Informática Educacional para o tratamento das informações com softwares específicos, simuladores e jogos educacionais. Os alunos aprovaram o projeto e entenderam sua metodologia bem como seu objetivo. 
             É importante destacar que por oportunizar o acesso a informações que diferem cotidiano escolar os filmes têm conseguido atrair e motivar os estudantes para as atividades pedagógicas haja vista que as discussões realizadas após cada exibição possibilitaram uma produtiva interação entre professor e aluno.





Bom filme e bom estudo! 



Para o trabalho com a superprodução Armageddon (EUA, 1998) foi levado um cartaz da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica que é uma prova anual e chega em 2011 à sua 14º Edição. Sendo explicado aos alunos que os cadernos de provas atuais contêm 10 questões sendo 5 de Astronomia, 3 de Astronáutica e 2 de Energia. Após explicar um a um dos três temas que compõe a competição foi dado início à exibição do filme no qual a trama começa quando um astrônomo descobre que há um asteroide do tamanho do estado do Texas (maior que Minas Gerais) e que se está em rota de colisão com a Terra. Para salvá-los, os cientistas da NASA decidem perfura-lo e detonar bombas nucleares no seu interior. Para isso, chamam o chefe de uma plataforma de petróleo, para liderar a missão de liderar uma equipe com técnicos de diferentes áreas do conhecimento científico (astrofísica, astronáutica, geologia e engenharia). Durante a exibição do filme, foram feitas pausas comentadas, com explicações e montagem de esquemas na lousa com os quais os alunos puderam conhecer essas áreas da ciência que são trabalhadas somente de maneira superficial no ensino fundamental. Algumas cenas forneceram imagens excelentes, que ao serem “congeladas” e explicadas pelo professor garantiram aos alunos o domínio contextualizado das informações, haja vista que eles produziram seminários, cartazes, maquetes e miniaturas que foram fotografadas e publicadas no site oficial da Olimpíada. A Unidade também alcançou duas medalhas de prata e uma de bronze nessa competição nacional sendo noticiada no site oficial do Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais de Araçatuba e em uma reportagem da edição do dia 12/10/2010 do jornal Folha da Região. Além disso, os alunos medalhistas foram agraciados com o Voto de Aplauso da Câmara Municipal de Araçatuba na sessão ordinária do dia 18/10/2010 da referida casa de leis.



As produções nacionais também tiveram seu espaço no projeto e o filme Sonhos Tropicais (BRA, 2001) por se tratar da história de como Oswaldo Cruz começa sua ascensão na medicina local. Trata-se de uma produção com sólidas informações sobre saúde pública e contrasta muito bem o avanço na medicina brasileira. Pois, conforme surgiam momentos nos quais Cruz usava ferramentas conhecidas pelos alunos para pesquisar a cura de doenças como a peste e a febre amarela, por repetição, foi possível utilizar o Laboratório de Informática Educacional da Unidade para buscar informações sobre o assunto e usaram-nas na produção de um programa de entrevistas gravado na escola com o auxílio de diversos softwares disponíveis nos microcomputadores do Laboratório de Informática Educacional da Unidade sendo o mesmo feito com a produção nacional Saneamento Básico – O Filme (BRA, 2007).



O filme serviu de base para os alunos produzirem um vídeo que participou da 6a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente na modalidade Produção Audiovisual, submodalidade - Cinema.




O filme Evolução (EUA, 2000) faz uma analogia didática, irreverente e rica em efeitos especiais à teoria de evolucionista de Charles Darwin. A proposta de uma comédia para trabalhar esse assunto funcionou muito bem, pois os alunos se envolvem com o enredo e fica muito mais fácil para eles associarem os conceitos científicos embutidos na produção. Vale ressaltar que um ótimo filme que pode complementar o trabalho com este tema é o Núcleo: Missão ao centro da Terra (EUA, 2003) uma vez que descreve a importância das camadas do planeta e como elas estão envolvidas com a possibilidade de haver vida em nosso planeta.




O filme embasa sua trama num convite à reflexão sobre a grandiosidade do Universo e a insignificância da existência do ser humano.


Em Demolidor: o homem sem medo (EUA, 2003) trabalhou-se a propagação e percepção do som por um cego. Pois os efeitos especiais presentes na produção permitiram aos alunos analisar de uma forma contextualizada esse fenômeno. Indico também nesse tema o filme Minha Amada Imortal (EUA, 1994) sobre Ludwig Van Beethoven, o maior compositor de todos os tempos que terminou a carreira quase surdo. 



16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O PROJETO ASSISTIR FICÇÃO CIENTÍFICA é muito interessante e legal. Com ele os alunos podem se interagir com as atividades pedagógicas, esse projeto tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre o impacto da ciência, e é através de atividades e avaliações relacionadas ao projeto que os alunos desenvolvem suas atividades escolares. Muito bom!
    Paula Vieira 2º EM

    ResponderExcluir
  3. o projeto é muito bom pra o desenvovimento dos alunos pois incita a quererem a assistir o filmes pois vai ver oque acontecem para desenvover as atividades propostas
    JOÃO CARLOS 2° E.M.

    ResponderExcluir
  4. O Projeto Assistir Ficção Científica é uma forma diferente de aprendizado,que prende a atenção dos alunos os deixando mais interagidos com o assunto ou a matéria abordada. O esclarecimento de dúvidas fica mais fácil de ser entendido através dos filmes. Muito bom o projeto !

    ResponderExcluir
  5. O Projeto Assistir Ficção Científica é uma excelente ideia para que os alunos fiquem mais focados na matéria, pois, principalmente os adolescentes, adoram assistir filmes, e, assim, faz com que nos interessemos mais.
    EDUARDO ZANARDO 2°EM

    ResponderExcluir
  6. Ao meu ver esse projeto é o que há de melhor dentre todas as metodologias de ensino, os filmes além de despertarem um maior interesse dos alunos ainda tornam as aulas mais dinâmicas e menos cansativas para ambas as partes (Professor e Alunos).
    Felipe Emanuel 2°EM

    ResponderExcluir
  7. Filmes de ficçao cientifica é super legal alem de esta prendendo a atenção dos alunos , é uma coisa nova diferente e legal de aprende ciencia , explicando como que foi o filme e os fatos cientificos

    ResponderExcluir
  8. O Projeto Ficção Cientifica atrai muitos adolescentes a participar literalmente das aulas, neste mundo com tanta tecnologia muitas aulas precisam ter esse bom desenvolvimento igual a este projeto!

    ResponderExcluir
  9. Assistir Ficção Cientifica é o um projeto diferente no qual um dos mais parazeiros pelos alunos, pois é um jeito de aprender diferente, é uma forma de relacionar o assunto estudado com o o filme e fazer-o a entender com mais facilidade ( ou não para alguns).
    Michele 2° EM

    ResponderExcluir
  10. O projeto é bem interessante,porque chama atenção dos alunos(as),porque é um método diferente,menos cansativo e muita das vezes os alunos aprende mais com o filme,do que com textos.

    ResponderExcluir
  11. O projeto é inovador, pois além chamar atenção dos alunos, saindo da rotina, giz e lousa, ele complementa os conhecimentos científicos estudados em sala. Filme seguido de uma explicação,ou outra atividade, ajuda a memorizar as partes mais relevantes do assunto abordado pelo filme e pela matéria.

    ResponderExcluir
  12. O projeto é diferente, bem elaborado, além de interessar os alunos, pois eles saem completamente da rotina diária na sala de aula. Também ajuda a ficar mais claro o conteúdo estudado na sala de aula.

    ResponderExcluir
  13. O projeto, é bem diferente e interessante, tem uma ligação forte com os estudos aprendidos em sala. Chama atenção dos alunos e acaba-nos ajudando, pois é bom não só para nós alunos que compreendemos e temos um ponto de vista melhor mas também para os professores que facilita a forma de aprendizagem, sabendo que os alunos aprovarão e atenderam suas expectativas.

    ResponderExcluir
  14. O projeto Assistir Ficção Cientifica é muito interessante, pois proporciona ao aluno(a) uma diferente forma de aprender, tornando as aulas mais legais, tanto para os alunos(a) quanto para os professores.

    ResponderExcluir
  15. O Projeto assistir ficção cientifica,é um projeto que nos ajuda a perceber no filmes,o quanto a ciência é importante em nossas vidas,me fez entender bem melhor mesmo que na ficção a ciência,como ela esta presente.

    ResponderExcluir